sábado, novembro 26, 2011

Desaceleração da economia é 'passageira', diz Mantega

Crise externa e medidas do governo contribuíram para PIB zero, afirmou.

PIB de 2011 não chega à previsão de 3,8%, e deve ficar em 3,2%, disse.



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta terça-feira (6) que a
"desaceleração" da economia brasileira no terceiro trimestre deste ano é "passageira". Segundo ele, as medidas tomadas no início de 2011 pelo governo para conter a inflação, como o aumento do compulsório e da taxa básica de juros, assim como a crise internacional, contribuíram para o resultado do PIB.



Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a economia brasileira ficou estável no terceiro trimestre de 2011 (crescimento zero) na comparação com os três meses anteriores. No segundo trimestre, em relação ao primeiro, a economia havia registrado crescimento de 0,7%, segundo dados revisados.
"No quarto trimestre, a economia já estará acelerando porque uma parte das medidas que tomamos já estão sendo revertidas", declarou Mantega a jornalistas. Como exemplo da reversão de ações adotadas no começo deste ano, em um momento que o crescimento da inflação preocupava a equipe econômica, ele citou a redução do IOF para pessoas físicas e da taxa básica de juros da economia brasileira.


Depois de subir até julho, em cinco reuniões, o Banco Central passou a reduzir os juros de agosto em diante e, até novembro, a taxa básica da economia brasileira quase retornou ao patamar do começo de 2011, praticamente "devolvendo" todo aumento do começo deste ano. "Os juros caíram pelo terceiro encontro consecutivo e reduzimos o IOF para o crédito de 3% para 2,5%. Estamos reativando economia", declarou ele.


O ministro da Fazenda admitiu ainda que o crescimento da economia brasileira não deve atingir a previsão oficial do governo brasileiro de 3,8%, divulgada recentemente. Segundo ele, a taxa de expansão, de 2011, deve ficar próxima de 3,2% (variação registrada de janeiro a setembro deste ano). "Alguma coisa neste patamar", disse Mantega. De acordo com o ministro, o crescimento do ano que vem, até o momento previsto em 5%, também pode ficar menor, entre 4% e 5%.


Na visão de Mantega, o quadro de desaceleração econômica é "reversível".

"Esse quadro é reversível. O quadro do crédito, por exemplo, é controlado pelo governo. Podemos diminuir ou aumentar o crédito. Aqueles que estão prevendo 3% [de crescimento] para o próximo ano estão um pouco pessimistas...



Não estão levando em consideração a peculiaridade da economia e os instrumentos que temos", declarou Mantega, acrescentando que a massa salarial, e os empregos, ainda não foram afetados pela desaceleração da economia.
FONTE: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/12/desaceleracao-da-economia-e-passageira-diz-mantega.html

ELABORADO POR:
Alexandro Martello

sábado, novembro 12, 2011

Dinossauros de realidade virtual invadem shopping

Dinossauros de realidade virtual invadem shopping na Hungria




O canal de televisão a cabo National Geographic surpreendeu as pessoas que circulavam por um shopping na Hungria com uma tela de realidade aumentada impressionante. A iniciativa publicitária permitiu que os participantes entrassem em um universo cibernético com dinossauros, leopardos, astronautas e muito mais - tudo isso aproveitando um animado dia no shopping!








As pessoas eram instruídas a ficarem de pé em um determinado local no chão e observar a tela. Em poucos segundos, uma gama de criaturas começava a andar e interagir com os espectadores. Confira o vídeo:









Live Augmented Reality for National Geographic Channel / UPC from Appshaker Ltd on Vimeo.






FONTE: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/11/dinossauros-de-realidade-virtual-invadem-shopping-na-hungria.html

Dinossauros de realidade virtual invadem shopping

<b>Dinossauros de realidade virtual invadem shopping na Hungria</b>

O canal de televisão a cabo National Geographic surpreendeu as pessoas que circulavam por um shopping na Hungria com uma tela de realidade aumentada impressionante. A iniciativa publicitária permitiu que os participantes entrassem em um universo cibernético com dinossauros, leopardos, astronautas e muito mais - tudo isso aproveitando um animado dia no shopping!


As pessoas eram instruídas a ficarem de pé em um determinado local no chão e observar a tela. Em poucos segundos, uma gama de criaturas começava a andar e interagir com os espectadores. Confira o vídeo:

<iframe src="http://player.vimeo.com/video/31479392?title=0&amp;byline=0&amp;portrait=0" width="400" height="225" frameborder="0" webkitAllowFullScreen allowFullScreen></iframe><p><a href="http://vimeo.com/31479392%22%3ELive Augmented Reality for National Geographic Channel / UPC</a> from <a href="http://vimeo.com/user9121582%22%3EAppshaker Ltd</a> on <a href="http://vimeo.com%22%3evimeo%3c/a%3E.%3C/p>

<b>FONTE</b>: http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/11/dinossauros-de-realidade-virtual-invadem-shopping-na-hungria.html

quinta-feira, novembro 10, 2011

PLANO ESTRATEGICO DE MARKETING: CURSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTE

CURSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTE – C.O.P.
Introdução

A incerteza na hora de escolher um curso para prestar vestibular é grande e, na dúvida, o melhor é optar pelos cursos tradicionais, como medicina ou direito, certo? Errado! Fazer uma escolha antes de estar preparado para ela é, no mínimo, uma perda de tempo e dinheiro. Estudar em uma faculdade que não tem nada a ver com você traz decepção e mais incertezas.

O mercado está expandindo as suas áreas e o ideal é ficar de olho e ver se dá pra unir prazer e dinheiro; se o seu curso tem o seu perfil e se ele está cotado como um curso rentável do futuro. Novos cursos surgem todos os dias com o propósito de atender demandas do mercado de trabalho por profissionais especializados ou pelo desmembramento de habilitações tradicionais. Algumas novas graduações podem representar boas oportunidades de trabalho.
Em fase das inúmeras possibilidades de carreiras, independentemente do maior ou menor grau de acessibilidade, classe social, interferências interpessoais, afetivas ou de valor de rendimentos, observamos que os adolescentes em geral têm dificuldade em escolher, optar por qual ocupação é a melhor para ser a sua carreira profissional.
Existem 63 grupos de ocupações listadas na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, do IBGE e 227 elencadas, nas Ocupações Regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e 65 Ocupações descritas no site do Grupo Orientando.

Observamos que as ocupações mais atuais, tais como: Engenharia de reservatórios, Engenharia de poço, Perfuração e Completação, Processo de produção, Economia do petróleo e Gás, Tecnologia de Offshore, Engenharia de Aqüicultura, Economia Agroindustrial, Engenharia Industrial Madeireira, Comunicação empresarial, Agroecologia, Engenharia de Energia, Comunicação em Computação Gráfica, ainda não foram inseridas em nenhuma das listagens oficiais consultadas.
Assim, um adolescente de 15 a 18 anos, se vê na situação de escolher entre todas essas possibilidades. Sem um processo adequado de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, ele acaba escolhendo aquelas que conhece mais, ou as mais prestigiadas.Prova disso é que Levantamento do Instituto Nacional de Educação Superior (Inep), do MEC, mostra que apenas seis cursos representaram 52,2% do total de matrículas em 2004: administração (14,9%, com 620.718 matrículas), direito (12,8% e 533.317), pedagogia (9,3% e 388.350), engenharias (5,9% e 247.478), letras (4,7% e 194.319) e comunicação (4,6% e 189.644).
Temos uma visão distorcida, de que somente quem tem dúvidas sobre a profissão é que deve buscar auxilio. Enquanto na realidade a ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL é uma medida preventiva, que visa auxiliar o jovem no processo de maturação em relação à escolha. Muitas vezes o jovem pensa que não tem dúvidas, por que não verificou todas as possibilidades e tem uma relação fantasiosa com àquela profissão desejada.
Nossa proposta de serviço é de elaborar um Curso de Orientação Profissional para Adolescentes - COP para que estes possam ter uma orientação adequada, por profissionais competentes, das respectivas áreas, e assim possam escolher sua carreira profissional com segurança, a fim de minimizar as possibilidades de desistência do curso escolhido ou conclusão do mesmo, mas sem atuar profissionalmente na área.
Sabemos que essas mudanças podem acontecer e são absolutamente “normais”. O que nos preocupa é o grande número em que isso acontece no Brasil. Um dos grandes fatores para isto, é a falta de uma adequada ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL.

Situação de mercado
A educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.
Quadro da educação nacional
Pesquisas na área educacional apontam que um terço dos brasileiros freqüentam diariamente a escola (professores e alunos). São mais de 2,5 milhões de professores e 57 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Estes números apontam um crescimento no nível de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de nosso país.
Uma outra notícia importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo. Recente pesquisa do PNAD - IBGE mostra um queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (1992 a 2002). Em 1992, o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos freqüentavam a escola.
Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais têm dedicado uma atenção especial a esta área.
O Governo Federal vêm através de suas Secretarias Municipais e Estaduais de Trabalho e Emprego promovendo diversos cursos profissionalizantes, conhecidos como PLANTEQ (2007/2008) e PLANSEQ (2009/2010) e a FIRJAN com a finalidade de suprir as demandas do mercado, uma vez que existem áreas/profissões que a oferta de empregos é maior do que procura, seja por desconhecimento ou por falta de capacidade técnica dos futuros profissionais.

Quadro da educação no Rio de Janeiro
Na capital do Rio de Janeiro temos 92 Municípios e uma população estimada de 16.010.429 em 2009, segundo IBGE. Desse quantitativo apenas 809.884 matrículas nas redes públicas e particulares de ensino foram realizadas nos primeiro e segundo segmentos em 2010.

Descrição do serviço
O C.O.P. nasce com uma visão de responsabilidade social e ambiental, pois em todos os nossos cursos haverá módulos que serão as disciplinas comuns: de responsabilidade social e ética profissional. Assim como todo material pedagógico será disponibilizado eletronicamente e, quando for necessária a impressão, utilizaremos material reciclado, ecologicamente produzido.
Ofereceremos um curso composto de quatro (4) módulos e trabalharemos com cinco (5) grandes grupos de Ocupações.
No primeiro módulo trabalharemos três (3) pontos que julgamos importantíssimos: a ÉTICA, o MERCADO DE TRABALHO e a execução do TESTE PROFISSIONAL.
No segundo módulo, teremos uma exposição de todos os cinco (5) grupos das ocupações que compõe cada grupo, exemplificando, desmistificando, dirimindo todas as dúvidas que possam ser levantadas, e ainda nesse módulo, apresentaremos o resultado do Teste Profissional com o intuito de acordamos para qual grupo de ocupação o adolescente será encaminhado.
No terceiro módulo, dividiremos em 2 fases: na primeira fase será composta de exposições teóricas de cada uma das ocupações pertencentes ao grupo pré-indicado e acordado para cada adolescente que serão ministradas aulas teóricas, palestras com profissionais reconhecidos e atuante de cada área e, por fim, farão uma vivência prática na ocupação escolhida.







Campanha de Endomarketing:
Nossa campanha de endomarketing será conhecida pelos colaboradores e beneficiários através da divulgação do Mês do Apadrinhamento via e-mail institucional, no Quadro de Comunicados, no contra-cheque e, para os beneficiários, também através da movimentação que cada funcionário fará ao depositar sua bola na urna e pela própria urna.

A urna de acrílico estará fisicamente na recepção do COP onde serão inseridas as bolas recebidas / adquiridas pelos colaboradores com os seus respectivos nomes para que ao término do mês o coordenador possa contar os valores que cada colaborador obteve durante esse mês.

MÊS DO APADRINHAMENTO
Os funcionários, providos de um levantamento das escolas / cursos do entorno onde o COP está localizado e mais uma planilha dos custos operacionais e administrativos que fornecerá quanto de alunos novos necessitamos obter para o bom funcionamento do CURSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTE, irão escolher quatro escola/cursos para “apadrinhar”.
O processo do Mês do Apadrinhamento é bem simplificado, pois após cada funcionário escolher as quatro escolas/cursos eles receberão bolas coloridas amarela – 8 pontos, verde – 6 pontos, vermelho – 4 pontos e prata – 2 pontos e terão um mês para conseguir colocar em prática as ações.
O funcionário que conseguir fazer com que a instituição apadrinhada permita que o COP faça uma Palestra na escola receberá – 1 bola prata;
O funcionário que conseguir trazer da instituição apadrinhada 10 inscrições receberá – 1 bola vermelha;
O funcionário que conseguir trazer da instituição apadrinhada mais do que 10 inscrições receberá – 1 bola verde;
O funcionário que conseguir ser eleito como funcionário mister / miss congeniality dos beneficiários e dos companheiros de trabalho receberá – 1 bola amarela.
Ao final do mês serão contabilizados quantos pontos cada funcionário recebeu.
20 pontos – (mister /miss congeniality + bola verde + bola vermelha + bola prata)
18 pontos – (mister /miss congeniality + bola verde + bola vermelha)
14 pontos – (mister /miss congeniality + bola vermelha + bola prata)
12 pontos – (bola verde + bola vermelha + bola prata)
08 pontos – (bola verde + bola prata)
02 pontos – (bola prata)
Premiação: Todos podem escolher seus prêmios.
1° Lugar
a) 20% das matrículas realizadas
b) 1/3 a mais no salário do mês subseqüente ao “Mês do Apadrinhamento”
c) 15 dias a mais de férias.
2° Lugar
a) 20% das matrículas realizadas
b) 1/3 a mais no salário do mês subseqüente ao “Mês do Apadrinhamento”
c) 5 dias a mais de férias.
3° Lugar
a) 20% das matrículas realizadas
b) 1/3 a mais no salário do mês subseqüente ao “Mês do Apadrinhamento”
c) Bolsa no Curso COP para 2 indicações


4.Definição do público-alvo e áreas de atuação

Adolescentes de ( 15 até 18 anos ) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069 de 13/07/90), é considerado adolescente o indivíduo entre 12 e 18 anos de idade
Sexo: Ambos os sexos
Local de residência: Zona sul / Zona Oeste - (Copacabana, Flamengo, Botafogo, Leme, Leblon, Urca, Ipanema e Barra da Tijuca)
Sócio- Cultural: Classes A, AB e B
Obs: Nosso target sofre influência direta de uma mídia intensa, sendo assim acabam fazendo uma divulgação em um grupo de amigos aonde muitos deles tem pais que fazem parte de grupos de formadores de opinião.
Vem de uma educação mais direcionada e com o pensamento mais focado no melhor, são exigentes, fazendo com que o serviço prestado se modernize cada vez mais para ficar no mercado.
Religião: sem restrição

Área de Atuação: Aulas semi-presenciais, Simulados ( on-line ), Vídeos e
Palestras


Comparação com a concorrência
Até o momento não achamos nenhum serviço que fosse parecido com o nosso. Achamos profissionais liberais que aplicam Testes Vocacionais e cursos que formam, orientam profissionais que irão trabalhar como profissionais que irão aplicar os referidos testes.

Problemas e oportunidades do serviço
"Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.)






AÇÃO EMERGENCIAL
1.1 x 2.2 – Qualificar equipes para aumentar o nível de qualidade na prestação dos serviços e incentivar o planejamento de carreira

AÇÃO URGENTE
2.1 x 3.1 – Evitar evasão de clientes para a concorrência indireta, ouvindo suas necessidades;
2.3 x 3.3 x 4.3 – Buscar por novas parcerias para ampliação das ações de marketing

3. AMEAÇAS
3.1 – Crescimento da concorrência indireta;
3.3 – Indefinições do quadro político4. OPORTUNIDADES
4.1 – Estabilidade econômica;
4.2 – Crescimento do poder aquisitivo da classe média;
4.3 – Crescimento de interessados em cursar o 3º grau;
4.4 – Globalização

AÇÃO NECESSÁRIA
2.1 X 3.1 X 4.1 - Posicionamento da Marca

AÇÃO RECOMENDADA
3.3 x 4.4 – Proteger a empresa no que se refere a qualquer alteração política e/ou cambial;
1.1 x 2.3 – Melhor preparo para enfrentar o crescimento dos concorrentes e o surgimento de novos treinamentos, melhor estudo sobre programação visual e constante atualização de técnicas para alcançar o objetivo principal, instalação de ouvidoria


Ações de Estratégia de Comunicação

• Mídia Impressa – anúncio
A Mídia Impressa da COP é divulgada pela “Revista de Escolas Particulares”, onde fornecemos os nossos serviços.




Mídia Eletrônica
A COP divulga a Mídia Eletrônica na Rádio MIX FM; Transamérica FM; FM o Dia Beat 98, focando os ouvintes adolescentes.

• Promoção de Vendas
A Promoção de Vendas da COP vai ser divulgada em Escolas Particulares onde teremos uma parcerias com as mesmas dando descontos aos alunos advindos com descontos de até 50%.
Essa divulgação irá ser realizada com palestras e folhetos do nosso curso.

Merchandising
Dos recursos materiais, foram utilizados Outdoors em pontos estratégicos, Busdoors promovendo a divulgação em diversos locais mais próximos das Escolas Particulares da Zona Sul.

PEÇA DE COMUNICAÇÃO





· Relações Públicas
A comunicação da COP com os mais diversos públicos (interno e externo) e pela comunicação institucional. Para isso usará diversos instrumentos e canais de comunicação, entre eles (Revista e Panfletos).
· Eventos
Os Eventos utilizados pela COP são:
- Palestras nas Escolas Particulares;
- Nos Cursos de Idiomas que os adolescentes frequentam.
· Mídias alternativas – site do produto
- Busdoor espalhados pela cidade, em diversas empresas de ônibus (com passagem pela Zona Sul);
- Outdoor espalhados pelos bairros próximos à Zona Sul.
Lay-Out do Site
Folhetos
Banners
8. Cronograma
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E INAUGURAÇÃO DO CURSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - COP
ITENS
MESES
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
DETALHAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DO NEGÓCIO E DA CAMPANHA:
1. Planejamento - definição do serviço
2. Elaboração do Contrato Social
2.1. Legalização do Curso
3. Fechamento das parcerias
3.1. Parceria para o módulo básico
3.2. Parceria para o teste vocacional
3.3. Parceria com profissionais liberais
4. Locação do Espaço
4.1. Compra de mobiliário
4.2. Compra de maquinário (TI)
4.3. Compra material de escritório
5. Pesquisa das escolas / cursos de línguas
6. Elaboração do Material didático
7. Contratação da Equipe interna fixa
7.1. Ambientação dos funcionários
7.2.1. Apresentação da Missão
7.2.2. Apresentação do Código de Etica
7.2.3. Apresentação da Política de Qualidade
08. Elaboração do Material Publicitário
09. Lançamento do Curso - Módulo Básico
10. Início do Módulo Intermediário
11. Início do Módulo Vivencial
12. Pesquisa de Satisfação13. Publicação da Pesquisa de Satisfação

CAMPANHA DE CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT
O curso no qual desenvolveremos a campanha de Customer Relationship Management
tem como proposta de prestar um serviço para que os adolescentes que estão cursando o último ano do 2° segmento, possam ter uma orientação adequada, por profissionais competentes, das respectivas áreas, das carreiras, e assim, escolherem sua carreira profissional com segurança, a fim de minimizar as possibilidades de desistência do curso escolhido ou conclusão do mesmo, mas sem atuarem profissionalmente na área em que se graduam.

1. Objetivos

Curso de Orientação Profissional – COP
tem uma duração regular de 3 meses assim sendo, iremos desenvolver essa campanha com o objetivo de manter a regularidade de matrículas para que o curso possa conservar a qualidade dos serviços prestados.
Essa campanha será desenvolvida nos meses de Abril, Agosto e Novembro.

2 - ROI
ROI é o Retorno do Investimento sobre as Campanhas.
BASE DE CALCULO: 150 matrículas
Valor do curso: R$ 300,00
ROI = (VALOR DE RETORNO - VALOR TOTAL INVESTIDO) X 100 - VALOR TOTAL INVESTIDO
Fórmula = (45.000,00 - 10.550,00) X 100
10.550,00
(34.450,00) X 100 = 3,26 X 100 = 326%
10.550,00
O COP obteve um retorno de campanha de 326%

3 - Estratégia

Manteremos as Visitas Técnicas, com o intuito de estreitar nossas parcerias com estas escolas do 2° segmento, parceiras e, no período da campanha, esse profissional promoverá palestras – tempo de 7 a 10 minutos cedidos pelos professores – para que o colaborador do COP possa divulgar nossos serviços e distribuir as flyers e, em casos específicos, sanar as dúvidas dos estudantes.
Normalmente as escolas do 2° segmento promovem feiras, atividades extracurriculares ou atividades no contraturno nos quais promoveríamos, nessas atividades escolares, palestra sobre as carreiras e mercado de trabalho.
Nessas visitas o colaborador do COP irá fazer contato com a direção da escola para atualizar os contatos (listas dos responsáveis dos alunos) do 8° e 9° anos do 2° grau para que possamos enviar mala direta.
Nas palestras distribuiremos o flyer abaixo.






REFERENCIA:
http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=rj&tema=pnad_supledu_2007
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?uf=rj
http://www.sinsesp.com.br
http://www.rhportal.com.br
http://www.vestibular.brasilescola.com/profissoes-futuro
http://www.grupoorientando.blogspot.com/
http://www.vestibular1.com.br/testes/testevoc2.htm
upblogs.net/profissoes-mais-bem-pagas-do-brasil
http://www.suapesquisa.com
Curso Básico do PLANSEQ realizado pelo CIEDS
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000400024
http://www.aprendervirtual.com.br/noticiaInterna.php?IDx=90&ID=51

ELABORADO POR:
DENISE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
ELIZABETH DE OLIVEIRA DUARTE RIBEIRO
VANDER CARVALHO CASTRO

PLANO ESTRATEGICO DE MARKETING: Casa&Video Online





























ELABORADO POR:
Fernanda Sumar

PLANO ESTRATEGICO DE MARKETING: BABÁ EXPRESS